Olá amiginhos das customs!
Hello friends of the customs!
Faz algum tempo que eu prometi um tutorial avançado
sobre pintura estilo rat rod (rust paint).
Hoje, após 2 anos, testando e aprendendo com minhas
experiências, concluí este tutorial. Espero que vocês curtam.
Make some time I have promised a advanced tutorial about rat rod paint style (rust paint).
Today, after 2 years, testing e learning with my experiences, i finished this tutorial. I hope you like it.
Make some time I have promised a advanced tutorial about rat rod paint style (rust paint).
Today, after 2 years, testing e learning with my experiences, i finished this tutorial. I hope you like it.
A vítima deste tutorial foi a '83 Chevy Silverado.
The victim this tutorial was a '83 Chevy Silverado.
1º passo: Eu removi toda a tinta (ou quase) e depois lixei
bem a carroceria para tirar a maior parte das imperfeições e emendas. Este
processo ajuda na fixação da tinta, porque neste caso eu não usei
nenhum primer para metal como base.
Step 1: I removed all the paint (or almost) and after I sanded the car body to remove all the imperfections and splices. This process aids in fixing the ink, because in this case I didn't use any primer for metal as a base.
2º passo: A
primeira camada de tinta é a ferrugem, assim por dizer. A cor que eu costumo
usar é um marrom puxado para o vermelho, deve ser um tom que se aproxime
bastante da ferrugem. Com o aerógrafo e a tinta preta bem diluída eu fui
marcando algumas diferenças de tonalidades no marrom, principalmente próximo
aos vãos de porta, capô e detalhes em alto relevo. Para um efeito mais realista nas laterais eu fiz
várias linhas verticais em preto, como se a sujeira
tivesse escorrido com a ação da chuva, deixando o envelhecimento mais natural.
Step 2: The first layer of ink is a rust. The color I usually use is a brown, pulled to red. This should be very similar to the real rust color. Using the airbrush and black ink very diluted, I did the different shades on the brown, mainly near the doorways, hood and embossed details. To a good-looking in the sides I did some vertical lines with the black color. Because it's simulated the dirty drained by the rain to look more natural the rust.
3º passo: Com a tinta prata de uma caneta sakura, eu
utilizei a técnica de Dry Brush para dar um aspecto de metal mais realista. Outra
vantagem é que essa tinta é resistente a água e ajuda a fixar
melhor a cor da base, o que facilita o próximo passo.
Step 3: Using a silver sakura pen and the dry brush technique I did a simulate a metal more realistic. Another advantage is: That ink is water resistant and helps to fix better the base color, which facilitates the next step.
Step 3: Using a silver sakura pen and the dry brush technique I did a simulate a metal more realistic. Another advantage is: That ink is water resistant and helps to fix better the base color, which facilitates the next step.
4º passo: Agora que a base está pronta vem o
"tempero". Com um pincel fino e água, eu fui umedecendo pequenas partes
onde eu queria que a ferrugem aparecesse. Logo após umedecer uma parte, eu acrescentei
sal (a gosto). Com um pincel seco, eu fui removendo o excesso do sal como
mostra as fotos abaixo.
Step 4: Now the base is ready is time to "spice". With a fine brush and water, I have been wetting the parts where I wanted the rust to appear. After wetting a part, I added salt (to taste). Using a dry brush, I have been removing the over of salt as the photo below shows.
Step 4: Now the base is ready is time to "spice". With a fine brush and water, I have been wetting the parts where I wanted the rust to appear. After wetting a part, I added salt (to taste). Using a dry brush, I have been removing the over of salt as the photo below shows.
5º passo: Depois de todo o sal aplicado (servindo de
máscara) eu apliquei a primeira cor na pick-up, neste caso eu escolhi a cor
branca, mas poderia ser qualquer outra. Uma dica é usar a primeira camada
branca ou um tom mais clara que a camada final.
Step 5: After all salt application as a mask, I painted the first color of the pick-up. In this case I chose the white color, but it's can be any other color. One tip is use the first layer white or some tone lighter as the final layer.
Step 5: After all salt application as a mask, I painted the first color of the pick-up. In this case I chose the white color, but it's can be any other color. One tip is use the first layer white or some tone lighter as the final layer.
6º passo: Com uma máscara adesiva eu isolei o teto e apliquei a tinta amarela como a segunda cor do carro.
Step 6: With the adhesive mask, I've isolated the car ceiling and I used a yellow ink as a second color.
Step 6: With the adhesive mask, I've isolated the car ceiling and I used a yellow ink as a second color.
7º passo: Agora eu removi com cuidado tudo o sal.
Step 7: Now I removed carefully all the salt.
Step 7: Now I removed carefully all the salt.
8º passo: Usando a cor laranjada, bem diluída no aerógrafo,
eu fui contornando as partes marrons da primeira camada da pintura. Lembre-se sempre de respeitar o sentido de que a chuva iria marcar a pintura com a ferrugem. Alguns pontos aleatórios auxilia no envelhecimento.
Step 8: Using the orange color, very dilute on the airbrush, I have been circumventing the brown parts of the first layer of paint. Always remember to respect the sense that the rain would mark the paint with rust. Some random spots helps in aging.
Step 8: Using the orange color, very dilute on the airbrush, I have been circumventing the brown parts of the first layer of paint. Always remember to respect the sense that the rain would mark the paint with rust. Some random spots helps in aging.
9º passo: Como eu queria uma aparência muito real de envelhecimento,
eu fiz mais umas "manchas" com a tinta preta bem diluída usando o aerógrafo (como no 2º
passo). Para finalizar, com uma lixa d'água 2000, eu fui lixando suavemente e com muito cuidado, desgastando a pintura.
(neste passo, que a base mais clara ou branca se torna importante para este efeito, 5º passo)
Step 9: How I wanted to a real appearance of very aging, I did more black tones using a black ink very dilute on the airbrush (like the step 2). To finish, using a water sandpaper 2000, I was sanded softly and very carefully, removing the last layer. (In this step, the lighter color base or white, become important to this effect, step 5)
Step 9: How I wanted to a real appearance of very aging, I did more black tones using a black ink very dilute on the airbrush (like the step 2). To finish, using a water sandpaper 2000, I was sanded softly and very carefully, removing the last layer. (In this step, the lighter color base or white, become important to this effect, step 5)
Para finalizar, verniz acrílico fosco para proteger a pintura, esperar secar
bem e está pronto!
To ending, acrylic matte varnish to protect the paint, wait it to dry well and is ready!
To ending, acrylic matte varnish to protect the paint, wait it to dry well and is ready!
Confiram o resultado final!
Check out the end result!
Check out the end result!
Muito obrigado pela força pessoal!
T+
Thank you for the support!
Cya!
T+
Thank you for the support!
Cya!
Excelente resultado, felicitaciones.
ResponderExcluirAbrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/
mas o sal fica fixado na miniatura só com a agua?
ResponderExcluirMUITO BOM...VOU TENTAR.
ResponderExcluirMEu brother eu aguardava um tutorial assim.
ResponderExcluirParabéns novamente, saiba que eu e muitos outros Customizadores estaremos de olho nos seus trabalhos e aguardando mais ensinos!
Abração!
Wanderson
http://garagemdebrinquedos.blogspot.com.br/
Parabés pelo tutorial... muito bom..
ResponderExcluirQual a tinta que você utiliza?
Abraço
Sim, fixa relativamente bem... O segredo é pintar logo após a aplicação, e tomar o cuidado para não chegar muito próximo com o aerógrafo. Tente respeitar 2 palmos de distancia.
ResponderExcluirQuanto a tinta, costumo utilizar tinta acrílica para modelismo da marca tamiya.
valew por responder se o sal fica fixado na miniatura só com a agua
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