Olá!!!
Eu gostaria de agradecer a todos pelos comentários, e para aqueles que estão pensando em começar, ou tem pouca experiência eu resolvi fazer um tutorial básico de rust paint (pintura enferrujada).
O intuito deste tutorial é a customização de baixo custo para quem não tem muito recurso, ou ainda não quer investir muito no hobby .
Material:
1 - uma esponja, lixa fina ou até mesmo um Bombril;
2 - uma caneta prata para cds e dvds;
3 - duas tintas acrílicas a base de água, marrom e vermelha;
4 - um pincel médio de cerdas macias;
5 - um estilete;
6 - um pedaço de papel contact.
Custom v8 vega
Como eu não vou desmontar a mini, vou isolar os vidros para não "sujar" no processo de pintura.
Para isso vou usar um pequeno pedaço de papel contact.
Recorte um pedaço um pouco maior que a medida do vidro. Cole e recorte cuidadosamente com o estilete para fazer a "máscara" dos vidros.
Após todas as partes que você queira que permaneçam limpas isoladas, lixe com uma esponja, um pedaço de Bombril ou uma lixa fina a mini.
O objetivo aqui é deixar a pintura fosca, simulando o que o tempo faz com a pintura de um carro de verdade. Outro benefício é que o acabamento da mini estando fosco, facilita a técnica de dry brush que eu vou explicar mais abaixo.
Cuidadosamente com o estilete faça pequenos buracos na tinta até chegar ao metal da mini. isso vai garantir a textura que um buraco de ferrugem faz na lataria. Se você quer poucos pontos de ferrugem, naturalmente faça poucos "riscos" na pintura. Neste caso com eu queria exagerar um pouco para mostrar a técnica, eu fiz muitos.
Agora entra em cena a canetinha sakura silver. Qualquer similar deve funcionar da mesma maneira. Se preferir, você pode usar uma tinta acrílica prata, ou cromada, que o resultado será o mesmo.
O que eu conheço como técnica dry brush, consiste em você pitar com o pincel quase seco simulando uma pintura "esfumaçada" que deve concentrar-se em relevos ou quinas.
Retire um pouco da tinta da caneta silver, e sobre uma folha de papel, passe o pincel retirando o excesso de tinta.
Quando suas pinceladas começar a marcar a textura do papel, chegou a hora de ir para a mini.
Oresultado deve ser similar a esse. O quanto "apodrecido" você quer que seu carro esteja, depende do quanto você pintar sua mini neste passo.
A aparência é muito semelhante a de ter lixado a tinta até aparecer o metal.
Agora é a hora das tintas acrílicas marro e vermelha.
Misture um pouco de vermelho ao marrom para quebrar aquela cor de terra, e puxar para o ferrugem.
Use a mesma técnica Dry brush, e com movimentos circulares pequenos vá cobrindo parcialmente as partes que já estão prata.
Caso borre um pouco, tenha a mão um cotonete, que pode ser usado para "limpar" qualquer excesso.
Misture um pouco mais de vermelho, agora sim até chegar ao tom ferrugem bem forte. nesta etapa pinte cuidadosamente somente alguns poucos detalhes.
Se terminar e achar que ainda não está bom, um pouco de álcool, e uma esponjinha removem a tinta. Basta repetir o processo e claro, aprimorá-lo.
Eu costumo fazer Rust paint com aerógrafo, pois consigo um controle melhor de acabamento, porém, como eu disse anteriormente, este tutorial serpe para iniciantes porque foi assim que eu comecei a fazer também.
Espero que ajude, e que sirva de incentivo para aqueles que estão pensando em customizar seus Hot Wheels!!!
Obrigado, mais uma vez, por estarem acompanhado meu blog e pela força que todos tem me dado.
Cya!!!!!
Vejam o resultado final da técnica.